Não entrei na universidade, e agora?

Image Credit: Foundry

Ah, que momento fantástico para se ser aluno. A entrada na universidade! O momento pelo qual pais, alunos, professores e até aqueles familiares distantes esperavam. O momento em que fazemos valer o penoso esforço de 12 anos de estudo profundo e intenso (ou nem por isso). Mas, calma aí. E quanto aos que não entram? O que se faz aos que não conseguiram entrar este ano?

      Quer por disciplinas por fazer, um exame que correu mal e que terá de ser repetido ou por outro motivo qualquer (incluindo até mesmo impossibilidade financeira), centenas de alunos por todo o país não conseguem ou decidem por bem não entrar este ano na universidade. Nesse momento surge o desânimo de ver os colegas e amigos a publicarem fotos e frases acerca desta ocasião particular e marcante. Mas, nem tudo tem de ser tristeza… Portanto vim dar-vos algumas dicas de coisas a fazer durante este ano que podem ter utilidade mais à frente.

  1. Aprende algo novo!
    Durante o secundário não dispomos de muito tempo livre (ou talvez o tenhamos e não queiramos utilizá-lo da maneira correta. O que é certo é que se estás a terminar disciplinas ou a repetir exames o que vais ter é tempo livre, portanto, aproveita para aprender algo novo. Investe num curso de Inglês, Francês, Espanhol, Italiano ou até mesmo Alemão e Mandarim (porque não?). Melhora em muito o teu currículo e dá-te imenso jeito na faculdade.
    Sempre quiseste um curso de fotografia, escrita, moda, design? Investe agora enquanto há tempo para tal, porque a faculdade tira muito do teu tempo.
    Podes também investir em outros desejos pessoais como aulas de música. Quer o  teu instrumento favorito seja piano, guitarra, bateria, enfim, porque não investir nisso agora? Acredita, depois pode ser realmente tarde demais.
  2. Viaja pelo mundo!
    Imensas pessoas de diferentes culturas pelo mundo afora utilizam o ano entre o término de secundário e o início da faculdade para viajar. Muitos fazem interrails ou intrarails ou até mesmo um gap year (em breve talvez faça um post sobre estes assuntos). 
  3. Faz voluntariado.
    Se sempre quiseste envolver-te em voluntariado mas faltou-te o tempo (como no meu caso), porque não aproveitar este ano para participar em algum projeto (mesmo que a curto prazo) para ser parte de algo que te enriquecerá curricularmente, culturalmente e moralmente? Inscreve-te para ajudar no canil mais próximo à tua casa, ou até mesmo no Banco Alimentar.
    Para os mais altruístas e desejosos de ajudar têm também a oportunidade de ajudar internacionalmente em projetos de um ano ou seis meses em outros países a ajudar em conjunto com alguma associação (como o caso da UNICEF).
  4. Arranja um emprego.
    Vai dar-te jeito (sim, vai). Tanto para o currículo, porque é bom para as empresas que tenhas tido outras experiências de trabalho (mesmo que não tenha nada a ver com o que tu queres fazer a nível profissional). Também seria bom se criasses uma conta poupança e começasses a juntar uma parte desse salário para os teus planos futuros (faculdade por exemplo). Fora que é ótimo ter o nosso próprio dinheiro.
  5. Tira a carta.
    Muitos dos que estão na faculdade querem tirar a carta, mas não podem por falta de tempo (como eu por exemplo). Portanto é uma ótima altura para fazê-lo tranquilamente, sem ser às pressas. E assim, quando fores para a faculdade talvez já possas ir no teu próprio automóvel.

Lembrem-se apenas que o importante é não desanimar! Devem usar este momento da vossa vida como um incentivo para crescer e não para regredir.

E vocês? Entraram na faculdade? Se não entraram deixem nos comentários alguns dos vossos planos para este ano.

Um beijo e um cheiro,
Vanessa Almeida.

Advertisements

One thought on “Não entrei na universidade, e agora?

  1. Pingback: Gap Year – O que é? | Mundo e Meio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s