Escolha do curso – a minha experiência

     Image Credit: StartupStockPhotos

Queres entrar para a faculdade e tirar um bom curso? Claro! Mas existe um problema: não sabes que curso hás-de escolher. Se estás nessa situação apresento-te a minha história. Como eu cheguei a escolher o meu curso.

     Durante toda a minha infância e adolescência eu sempre fui muito determinada quanto ao que haveria de seguir. Queria ser jornalista e sempre encaminhei tudo para essa direção. Mas quando entrei no secundário tudo isso mudou, os meus pais explicaram que eu deveria ponderar sobre o assunto visto que era um curso que me levaria ao desemprego. Entretanto comecei realmente a pensar sobre o assunto e acabei por perceber que talvez não fosse o curso apropriado para mim.
Digo e repito: a minha escolha envolveu sim a opinião dos meus pais, mas não foi baseada apenas nisso. Afinal, ingressar na faculdade e que curso seguir deve ser algo inteiramente escolhido e ponderado por nós. Porque serão 3 anos em que estudarás algo, que não, não será fácil e requererá motivação e gosto pela área escolhida. Portanto, passei os últimos meses em pânico quanto à escolha do curso. Tudo parecia confuso e turvo.

    Tudo mudou quando fui à Futurália. Era o meu “agora ou nunca”. Estava determinada a selecionar o meu curso nesse dia. E realmente o fiz. Foi uma forma lúdica, dinâmica, moderna e tranquila de me deparar com o meu curso. Parei na banca de uma universidade na qual acabei por não selecionar como primeira opção e vi o nome Línguas, Literaturas e Culturas em letras grandes. Parei. Tive curiosidade. Informei-me sobre as médias, que aparentemente adequavam-se à minha. Na verdade, o que me atraiu mais foi o facto de o nome do curso ter incutido os meus gostos pessoais. Gostava de aprender línguas, gostava de Literatura e amava conhecer culturas novas. Parecia ideal não é? Aproveitei o dia para informar-me imenso sobre outros cursos, outras faculdades e divertir-me um pouco com as minhas colegas de turma.
Nos dias que se seguiram eu pesquisei na internet sobre o curso e recolhi informação sobre outros cursos do meu interesse e por fim, quando chegou a hora de colocar as minhas 6 opções por ordem acabei por colocar Línguas, Literaturas e Culturas como primeira opção. E adivinhem? Entrei! Primeira opção na faculdade que queria. E sim, gosto muitooo do meu curso.

     Portanto se tu estás a passar pelo mesmo, estás no último ano de Secundário e não sabes que curso escolher aqui estão algumas dicas bem práticas:
1. Simplesmente relaxa e aproveita o teu término de ciclo. É uma fase que termina na tua vida e tu não queres recordar o teu ano como um dos mais stressantes da tua vida.
2. Conversa com pessoas que te possam informar sobre cursos. Familiares, amigos, colegas, antigos alunos, etc.
3. Faz uma pesquisa intensa na web. A internet dá-nos esse privilégio e há inúmeras campanhas online sobre cursos e universidades.
4. Vai à Futurália e às feiras da Inspiring Future, visita as universidades nos “dias abertos” (investiga primeiro quais serão esses dias), frequenta as bancas das universidades que certamente estarão na tua escola Secundária e pede informação sobre os cursos que te “saltam à vista”.
5. Participa de conferências e workshops sobre a escolha do curso.
6. Escolhe o que te agrada, mas ouve aqueles que estão à tua volta, quer sejam pais, professores, colegas, amigos, entre outros, e pondera sobre o assunto.
7. Tira boas notas para subires a tua média e teres alguma “tranquilidade” ao escolher um curso com uma média um pouco alta.

E tu? Já sabes que curso escolherás? Se consideraste as dicas úteis comenta e partilha com outros colegas que estão com dificuldade nessa escolha. Entraste em algum curso este ano? Como foi a tua experiência em escolher o curso?

Um beijo e um cheiro,
Vanessa Almeida.

Deixe um comentário