Trabalho e estudo – Como conciliar?

   Image Credit: Kaboompics

     Quando eu olho para as pessoas e digo: “sim, eu trabalho e estudo” elas olham para mim espantadas (como se eu tivesse dito que tenho poderes sobrenaturais ou algo do género). Sim minha gente, eu trabalho e estudo! E por mais incrível que pareça é uma das realidades mais recorrentes nos nossos dias visto que muitos pais não têm a possibilidade de pagar a faculdade aos seus filhos e para que eles possam prosseguir nos estudos têm que tomar iniciativa e fazê-lo por si próprios.

     Se isso tem um efeito positivo ou negativo nos jovens, isso não posso dizer pois depende de cada um. Já conheci pessoas que trabalhavam e estudavam ao mesmo tempo e que isso se tornou prejudicial para os seus estudos. Já conheci outras que o fizeram e que isso foi uma estímulo para que não desistissem do estudo. Se és trabalhador-estudante, parabenizo-te! Isso significa que prezas o teu estudo e que acreditas que o estudo de alguma forma acrescenta algo à tua vida. Contudo, não quero de modo algum desmerecer aqueles que decidiram por outro rumo e parabenizo esses de igual forma.

Para os que optaram por estudar e trabalhar ao mesmo tempo, tenho algumas sugestões úteis:

1. Adquire uma agenda.
Garanto-vos que uma agenda altera é essencial (quer estudem quer não). Eu sou conhecida por ser uma pessoa extremamente ocupada. Uma das dicas que sempre dou a quem me pergunta qual é o meu jeito de fazer tudo sem faltar aos meus compromissos e digo-vos já que o único jeito é: ter uma agenda (e usá-la, como é óbvio) e saber as minhas prioridades.

2. Lembra-te do foco.

Optaste por isto, portanto lembra-te do foco que tens de manter. Prioriza o estudo e recorda-te: não é fácil, mas estás a fazê-lo para atingir um fim. Estuda, faz os trabalhos (mesmo que seja muito tarde e só te apeteça dormir), faz um plano de estudos.

3. Vais querer desistir.
Em algum ponto ficarás exausto(a) e quererás desistir. Não o faças. E se tiveres que optar por uma, prioriza os estudos. Não, não vai ser fácil… Por vezes só vais querer ficar deitado(a) o dia todo e o cansaço é tão grande que já nem sequer sabes o que fazer.

4. Alimenta-te corretamente.
A correria entre a faculdade-trabalho não é fácil. Sendo estudante universitária, uma das coisas que sei é que não dispomos de tempo algum, nem mesmo para comer e como tal, torna-se bem fácil saltar refeições ou optar por comida rápida e pouco saudável. Procura alimentos variados, na porção correta e que te possam dar energia. Tenta não saltar refeições. Leva contigo barras energéticas, água e pequenos lanches saudáveis).

5. Procura apoio!
Procura pessoas que te auxiliem e estimulem nos momentos mais difíceis. Quer sejam amigos ou  familiares temos sempre aquelas pessoas que nos dão um apoio constante e que são aquele suporte necessário para tornar os momentos difíceis um pouco mais “suportáveis”. Procura essas pessoas. Pede ajuda nos estudos (ou noutras áreas), mas não te desgastes sozinho.

Trabalhas e estudas ao mesmo tempo? Quais são as tuas dicas para manter o ânimo?

Um beijo e um cheiro,
Vanessa.

Advertisements

2 thoughts on “Trabalho e estudo – Como conciliar?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s