Jasmim da Mouraria: A pérola escondida

Diria que para mim, foi sem dúvida uma das surpresas mais agradáveis do dia. A convite da Zomato, vim a conhecer esta verdadeira pérola escondida da Mouraria, com nome de flor, o Jasmim da Mouraria desabrochou aos meus olhos como uma verdadeira flor de verão.

Ao fim de alguns minutos de andar às voltas pelas ruas da Mouraria, que vão em direção ao Castelo de São Jorge, numa rua estreita que vai dar a uma espécie de “oásis” (pelo menos foi assim que me senti ao encontrar uma zona fresca e florida depois de caminhar no calor de tarde de verão), assim encontrei o pequenino estabelecimento acolhedor, onde fui logo recebida pelos donos do mesmo com um grande sorriso. Sentei-me no exterior, ao lado da árvore que refresca aquela área toda com a sua leve brisa.

Para começar pedi duas Coca-Colas com gelo e limão (o calor estava realmente insuportável) e um prato de presunto que foram-me entregues com rapidez e simpatia. O dono e também empregado do estabelecimento informou-me que a tonalidade clara e ao mesmo tempo avermelhada do presunto deve-se ao facto de o presunto ser biológico e selecionado pelo irmão do mesmo (o cozinheiro do espaço) que vai sempre até ao Alentejo selecionar o presunto. A verdade é que realmente aquele presunto tinha um sabor bem diferente daqueles que estou habituada a comer. Com um sabor intenso e salgadinho muito bom que perdura na língua por algum tempo.

De seguida pedi logo uma tábua mista com presunto, queijos, chouriço fatiado em rodelas bem finas e um doce de abóbora com noz inesquecível! Já tinha provado doces de abóbora antes (e também sou grande apreciadora), mas de facto nunca tinha provado um com esse toque especial de noz.

Posteriormente foi-me sugerido o Ceviche de Atum, o qual eu aceitei. Logo me entregaram um ceviche, com boa apresentação. Os primeiros sabores que notamos são claramente o: tomate, a cebola, os pimentos, a lima e bem de leve, o manjericão. No entanto, enquanto mastigamos o sabor a picante fica muito intenso. No entanto, fora o sabor do picante (do qual eu pessoalmente não sou tão adepta), o prato estava maravilhoso. Perfeito para refrescar uma tarde de verão.

Para terminar, provei as azeitonas, que claramente também deverão ser biológicas, devido ao tamanho e ao sabor natural e um certo travo amargo; e provei também o bolo de chocolate, sugerido também por um dos donos do espaço (o mesmo que sugeriu o Ceviche) e devo dizer que este realmente me espantou. Não é um bolo comum, fofinho e grande como se espera quando imaginamos um bolo de chocolate. Não é um bolo chato como os dos cafés… E este espantou-me, porque não sou fã de chocolate em exagero, apenas pequenas doses e bem leves. É pequeno, bastante sólido, com sabor a brigadeiro. Para acompanhar o bolo vinha uma bola de gelado de baunilha e uma folha de manjericão para efeitos decorativos.

Sem dúvida uma experiência leve, tranquila e ideal para turistas que por ali passam ou até mesmo locais que sejam apreciadores de petiscos e uma boa conversa num espaço aberto. Para mim, é, com todo o respeito, uma “tasca moderna”. Um espaço para petiscos, snacks e lanches tradicionais portugueses, no entanto, com um ar completamente moderno, jovial e dinâmico. Devo mencionar com especial agrado também a carta de vinhos deles, que procura ter vinhos diferentes dos vinhos “comerciais” que encontramos frequentemente em restaurantes. Os vinhos que aqui estão são muito bem selecionados, vinhos portugueses, pouco conhecidos, mas com qualidade.

Antes de finalizar, algumas recomendações para o próprio espaço, a fim de que melhorem e cresçam enquanto estabelecimento: seria positivo incluir na ementa tostas mistas ou batatas fritas (claramente com um toque especial e único que sei que serão capazes de atribuir), uma maior variedade de soft drinks e sumos naturais tendo em conta que o espaço trabalha especialmente no verão. Devem também esforçar-se por melhorar o serviço de mesa, no entanto o espaço é novo e sei que com o tempo irão adquirir novos conhecimentos ao nível de restauração.

Um beijo e um queijo,
Vanessa Almeida.

Jasmim da Mouraria Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Leave a Reply

