Entrei na universidade, e agora?

college, study, student, text, university, universidade, portugal, lisbon, estudar, girl, experience
Image Credit: janeb13

Ah, entrar na Universidade. Aquele momento lindo em que cruzamos os portões enormes de entrada em alguma instituição conceituada de ensino, os pássaros cantam levemente e todos sorriem à nossa volta. Levamos dossiers, cadernos, canetas, sonhos e esperanças… Espera, espera, espera… Mas não é bem assim! Antes fosse…
A entrada na Universidade começa um pouco antes, quando ainda estamos no Secundário, indecisos com o curso, desesperados pelo horror dos exames nacionais e atormentados dia e noite com possibilidade de não entrar na 1ª fase, na nossa primeira escolha na Faculdade tão sonhada e aguardada por nós.

Embora tenha escrito um post sobre a não entrada na faculdade, surprise surprise, eu de facto entrei! Na 1ª fase, 1ª escolha e Faculdade que eu queria.  Soltei alguns fogos de artifício, os meus pais ficaram contentes, enfim, o de costume. A verdade é que este post vem desmistificar a entrada na Universidade, que no fundo não é nada de outro mundo! Sim, é importante. Sim, é um passo que vem com novas responsabilidades e experiências, mas não, não é nada de outro mundo.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e mudam-se os colegas também. E o estabelecimento de ensino. E os professores, as matérias e tudo o resto… Claro que vais ter de aprender a lidar com coisas novas como: habituar-te a chamar de professor (ou pelo nome) ao invés de dizer ´stor, entregar trabalhos a tempo, fazer frequências e exames e talvez conhecer pessoas de nacionalidades e culturas bem diferentes da tua, ou, em alguns casos, sair da tua zona de conforto e ir estudar para uma universidade distante do sítio onde tu moras.
Mas, tudo o que tu verás numa faculdade contribuirá de alguma forma para o teu crescimento individual e à que saber enxergar isso da melhor forma.

Claro que por vezes vais desesperar porque tens muitos trabalhos e muita coisa para estudar… Claro que vais errar em alguma coisa e isso será normal, claro que vais descobrir coisas novas, por vezes na tentativa-erro e por vezes não e, claro que vais mudar. Poderá ser uma mudança positiva ou negativa, mas tudo depende de ti…

Não, a faculdade não é só seriedades. E sim, é um misto de novidades (já se passou um ano e eu ainda não me habituei a tudo).

Um beijo e um queijo,
Vanessa Almeida.

Advertisements

One thought on “Entrei na universidade, e agora?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s